Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
5 Coisas Que Você Precisa Considerar Antes De Abrir Uma Empresa

5 coisas que você precisa considerar antes de abrir uma empresa

O Brasil já é considerado o país mais empreendedor do mundo de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Com um mercado cada vez mais aberto ao empreendedorismo, centenas de brasileiros já estão concretizando o sonho de abrir uma empresa. No entanto, ser dono do próprio empreendimento ou startup exige a preparação de uma série de detalhes, como o registro da marca e a criação de um sólido plano de negócios.

Quer ajuda para concretizar seus objetivos sem imprevistos ou prejuízos? Confira as 5 dicas essenciais para a abertura de uma empresa!

Estude o mercado

O primeiro passo para garantir o sucesso de um empreendimento é analisar o seu mercado. Desde o público em potencial até a concorrência. Esse tipo de planejamento permite ao empresário entender quem são os seus possíveis consumidores, o que pode ser oferecido de inovador para eles e como ele pode se destacar no mercado em que deseja empreender.

Analise a si mesmo

É muito comum que empresas e startups promissoras fracassem pela falta de habilidades e de perfil empreendedor dos seus criadores. Por isso, é essencial que futuros empresários perguntem a si mesmos: estou pronto para isso?

Abrir uma empresa exige uma enorme dedicação, o empreendedor deve estar pronto para imprevistos e falhas, ter um perfil de liderança, motivar pessoas, trazer inovação, confiar no seu potencial e principalmente, fazer com que acreditem na sua ideia. Se você se encaixa nessas descrições, com certeza está pronto para seguir em frente e concretizar os seus sonhos.

Não negligencie a parte burocrática

Abrir uma empresa passa por uma série de etapas burocráticas, que costumam ser neglicenciadas e trazer problemas futuros. Ter toda a documentação registrada é essencial para o seu negócio. As etapas desse processo burocrático são:

  • Registro da empresa na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Essa etapa exige ainda a reunião de documentos como contrato social, cópias de RG e CPF, Ficha de Cadastro Nacional e Requerimento Padrão (FCN) e comprovação do pagamento de taxas;
  • CNPJ, obtido na Receita Federal;
  • Inscrição estadual (somente para empresas dos setores comercial, industrial, de comunicação e energia, ou de transporte interestadual ou intermunicipal);
  • Inscrição municipal;
  • Alvará de funcionamento, ou seja, a autorização de órgãos públicos municipais, como prefeituras, para a realização de atividade comercial;
  • Registro na Previdência Social;
  • Aparato fiscal para emissão de notas.

Diante da falta de tempo ou desconhecimento do que é preciso ser feito, investir em um contador ou empresa de contabilidade pode ser a solução para evitar problemas financeiros e, principalmente com a justiça. Esse profissional também pode ajudar a criar metas financeiras e entender o tipo de tributação ideal para o seu empreendimento.

Crie um plano de negócios

Um plano de negócios nada mais é do que definir de forma realista qual será a área de atuação da sua empresa, os possíveis gastos, os serviços oferecidos, o investimento em produtos, funcionários, ações de marketing e publicidade, na criação de páginas e sites; e tudo o que for necessário para garantir o sucesso do negócio. Esse tipo de planejamento ajuda a evitar gastos desnecessários e direcionar, de forma estratégica, as ações dos próximos meses ou mesmo anos.

Defina os gastos e reserve capital

A abertura de uma empresa gera uma série de custos com infraestrutura, documentação, mão de obra e manutenção. É importante que o empreendedor saiba que o período inicial deve ser de muito investimento e pouco lucro, já que o consumidor ainda estará conhecendo e criando uma relação de confiança com a sua marca.

Possivelmente, surgirão uma série de despesas não planejadas. Por isso, é essencial que ele tenha todos os gastos bem definidos, documentados e reserve capital para enfrentar os possíveis percalços ou fazer melhorias durante os três meses iniciais.

Abrir uma empresa pode ser um processo demorado e com algumas burocracias pelo caminho. Mas se feito com um bom planejamento e com a ajuda de profissionais qualificados, o resultado previsto é o sucesso.

Quer saber mais? Baixe o nosso e-book guia prático para abertura de empresa e descubra tudo o que você precisa considerar antes de tirar os seus sonhos do papel e abrir a própria empresa!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.