Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
Depositphotos 5682075 M 2015.jpg.jpeg

5 dicas essenciais para saber antes de abrir uma empresa

Existem decisões que são determinantes para o sucesso de uma empresa, antes mesmo que ela seja aberta — o nicho de mercado, a localização e o perfil do cliente são algumas delas. Portanto, além de se preocupar com a parte burocrática da formalização do negócio, é preciso também planejar as suas estratégias de atuação.

A seguir, vamos listar algumas dicas para você seguir antes de abrir uma empresa. Continue acompanhando e confira!

Defina o ramo de atuação

Se você tem capital disponível e pretende abrir uma empresa, primeiro é necessário pesquisar em qual ramo de atuação você deseja entrar e avaliar quais são as condições de mercado e as perspectivas que elas fornecem para seu futuro negócio.

Ainda que o ideal seja optar por uma área em que o empreendedor se identifique, é preciso saber se o investimento trará retornos futuros — caso contrário corre-se o risco de perder o capital investido.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que norteia o empreendedor a respeito de suas decisões e planejamento em curto, médio e longo prazo. Nele constam premissas básicas que o empreendedor considera como sendo verdade e elas que devem ser a base do negócio.

Por exemplo, a premissa de que a empresa crescerá 3% ao ano de acordo com as condições atuais do mercado. Por meio dela, o empreendedor traça o planejamento estratégico que ajuda a conduzir as ações em direção ao alcance do objetivo.

Resolva a burocracia

Esse é o momento em que é necessário procurar uma empresa de contabilidade e resolver a parte burocrática com relação ao que é necessário para abrir uma empresa. Isso inclui obter o registro do CNPJ, registro na Junta Comercial, Inscrição Estadual e Municipal, obtenção de alvará, entre outros documentos.

Também é preciso contar com a ajuda de um contador para avaliar qual é o regime tributário mais adequado para a empresa. Ou seja, nessa etapa é dado o passo inicial para que, de fato, a empresa seja aberta e comece a operar.

Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Ao formalizar a empresa, é necessário realizar a abertura de conta de Pessoa Jurídica no banco. Feito isso, é fundamental separar a conta da empresa, da conta do empreendedor. Além disso, é necessário estipular o valor da retirada mensal — chamado de pró-labore — que será feita pelo empreendedor e sócios.

Para que as finanças da empresa não sejam comprometidas, deve-se respeitar o valor das retiradas e não realizar o pagamento das contas pessoais juntamente com as contas da empresa.

Gere valor para os clientes

Em tempos de grande concorrência e diversidade de produtos e serviços, no final das contas o que acaba agregando mais para os clientes são os diferenciais no atendimento e a qualidade dos produtos e/ou serviços. Portanto, pense de que forma sua empresa pode agregar valor para os clientes e como isso pode se tornar um diferencial, destacando seu negócio da concorrência e atraindo um público maior.

Como podemos ver, além das questões burocráticas — que envolvem documentação, escolha do imóvel e localização, por exemplo —, abrir uma empresa exige uma série de outros cuidados que devem ser tomados antes mesmo do processo de formalização ser iniciado. São planejamentos como esse que determinam se uma empresa será bem-sucedida ou não.

Quer saber mais sobre abertura de empresa? Baixe o nosso e-book guia prático para abertura de empresa e saiba tudo o que precisa para abrir sua empresa!

E você, leitor, quais cuidados você acha que devem ser tomados antes de abrir uma empresa? Gostou das nossas dicas de hoje? Aproveite os comentários e compartilhe suas opiniões conosco!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.