Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
Depositphotos 11218620 M 2015.jpg.jpeg

Aprenda como abrir uma pequena empresa

Empreender está em alta. Ao contrário do que se possa imaginar, em tempos de crise econômica — como a que estamos vivendo atualmente — o número de pequenos e médios negócios tende a crescer.

Isso porque o empreendedorismo por necessidade, a criatividade e a inovação tendem a ser estimulados em períodos como esse. Além disso, vivemos em um país extremamente empreendedor. Com 1,8 milhão de empresas sendo iniciadas todos os anos, o Brasil é considerado um dos países que mais empreende no mundo.

Também está tentado entrar no mundo do empreendedorismo mas não sabe por onde começar? Leia nosso artigo de hoje e saiba como abrir uma empresa!

Escreva um bom plano de negócios

Antes de qualquer atitude mais prática em direção à abertura de sua empresa, é necessário montar um bom plano de negócios. Esse documento é a melhor ferramenta para traçar um retrato fiel do mercado onde você deseja atuar, assim como para determinar detalhadamente o produto ou serviço que sua empresa oferecerá e como isso será feito.

Se você não sabe como montar um plano de negócios, não hesite em solicitar a ajuda de profissionais competentes na área. O Sebrae também costuma prestar esse tipo de consultoria para empreendedores iniciantes.

Redija o Contrato Social cuidadosamente

O Contrato Social de uma empresa contém todos os aspectos práticos do funcionamento do negócio, a definição básica da empresa, quem são os sócios e qual o capital investido. Ele é necessário para que você consiga os números de inscrição municipal, estadual e federal, assim como todas as licenças exigidas.

Para agilizar o processo — que demora, em média, 5 dias úteis — você pode consultar o sindicato da categoria à qual sua futura empresa pertencerá e informar-se sobre a existência de um posto avançado na junta comercial. Em caso afirmativo, o processo pode ser realizado em 24 horas.

Defina o regime de tributação da empresa

No Brasil, existem três tipos de regimes de tributação para empresas: Simples Nacional, lucro presumido e lucro real. Geralmente, para empresas que estão iniciando, os mais indicados são os dois primeiros.

Visto que, como não há histórico de lucros, fica difícil prever a margem de lucro (que é no que a tributação do tipo lucro real se baseia). O Simples Nacional pode ser aderido por empresas que possuem faturamento anual de, no máximo, R$ 3,6 milhões e a tributação varia de acordo com o faturamento da empresa (entre 4% e 22,90%). Quanto mais a empresa fatura, mais alta é a tributação incidente.

Contrate um bom contador

Todas as questões burocráticas exigidas para abrir uma empresa são, muitas vezes, complexas e difíceis, principalmente para quem não tem experiência sobre o assunto. Por isso, contrate um bom contador, que ajudará com todos os procedimentos necessários e lhe aconselhará sobre as melhores escolhas referentes à abertura do empreendimento.

Você pode consultar os profissionais residentes na sua cidade no site do Conselho Regional de Contabilidade de sua região. Sempre dê preferência a profissionais sérios e competentes.

Visite seu escritório, converse pessoalmente com o profissional e também com os seus clientes. Isso pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. Seguindo essas dicas de como abrir uma empresa, você estará mais preparado para enfrentar o mercado e ter muito sucesso.

Confira aqui mais dicas sobre abertura de empresa! Se quiser saber mais sobre abertura de empresa, baixe nosso E-book guia prático para abertura de empresa e saiba mais sobre o assunto.

Pensa em se tornar um empreendedor? Tem alguma outra dica de como abrir uma empresa para compartilhar? Dê sua opinião nos comentários e enriqueça a discussão sobre o assunto!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.