![Quais São As Vantagens De Declarar Seu Imposto De Renda Cedo.jpg.jpeg](https://inovecont.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Quais_são_as_vantagens_de_declarar_seu_imposto_de_renda_cedo.jpg.jpeg)
Quais são as vantagens de declarar seu imposto de renda cedo
Todo ano, os empreendedores precisam acertar suas contas com o Imposto de Renda, que pode ser uma fera quase indomável. Mas com planejamento e organização, é possível fazer sua declaração de imposto de renda cedo, sem pressa e com todos os documentos corretos.
Existem duas formas de se entregar a declaração de imposto de renda. A declaração simplificada, na qual o contribuinte só declara sua fonte pagadora e eventualmente algum imóvel ou bem em seu nome.
Já a declaração completa, é possível descontar gastos com educação e médicos, para si e para os dependentes daquele contribuinte. Outra dedução que pode ser feita é com os pagamentos de empregados domésticos registrados, pela contribuição previdenciária patronal (INSS Patronal), que deve ser calculada sobre um salário mínimo.
Quais as vantagens de se declarar o imposto de renda cedo, não deixando para a última hora? Leia abaixo este artigo e descubra!
1- Resgatar documentos esquecidos a tempo
As declarações devem ser entregues até o dia 30 de abril, às 23h59. Quem não consegue entregar neste prazo, deve pagar multa de um por cento por mês de atraso. A multa é calculada sobre o valor do imposto de renda devido na declaração, a multa minima é de R$ 165,74 e no máximo 20% sobre o valor do imposto de renda devido na declaração.
Quando você preenche a declaração de imposto de renda cedo, é possível ganhar tempo para incluir documentos que possam estar faltando, como comprovantes que ajudam a pagar menos impostos ou a receber restituição. Os pedidos de reembolso médico e educacional devem ser acompanhados de mais informações sobre os fornecedores que emitiram as notas, e talvez precise de mais tempo para buscar estes dados ou as cópias corretas que serão aceitas pela Receita Federal sem risco de cair na malha fina.
2- Receber a restituição primeiro
O Imposto de Renda funciona da seguinte forma: quem entrega primeiro sua declaração de bens, recebe o retorno primeiro sobre eventuais erros. Claro que entregar cedo não é garantia que vá receber antes, pois isso depende da análise feita pela Receita sobre a vida financeira do contribuinte.
Os 7 lotes de restituição são entregues normalmente entre junho e dezembro, próximo ao dia 15 de cada mês. Idosos e pessoas com deficiência são beneficiados ao receber nos primeiros lotes e, depois, se obedece a ordem de entrega da declaração.
3- Organizar melhor as finanças pessoais
Caso você precise pagar algum tributo, entregar a declaração com antecedência ajuda no planejamento financeiro, pois você prevê os gastos com o imposto com uma certa antecedência. Alem disso, ao entregar a declaração de imposto de renda antes, é possível mandar uma declaração retificadora dentro do prazo, para corrigir problemas que você só identificou depois de mandar a declaração.
Quando vale a pena atrasar a entrega da declaração
Se você não possui dívidas e está certo de receber restituição do imposto de renda, pode ser vantajoso deixar a entrega da declaração para os últimos dias. Mensalmente, a restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic, que pode garantir um rendimento maior do que da poupança.
Agora que você já sabe quais são as vantagens de entregar a declaração de imposto de renda antes, não espere até o dia 30 de abril para entregar a sua.
Qual é a sua experiência com o imposto de renda? Participe contando um pouco em nossos comentários!