Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
Quais São As Vantagens De Declarar Seu Imposto De Renda Cedo.jpg.jpeg

Quais são as vantagens de declarar seu imposto de renda cedo

Todo ano, os empreendedores precisam acertar suas contas com o Imposto de Renda, que pode ser uma fera quase indomável. Mas com planejamento e organização, é possível fazer sua declaração de imposto de renda cedo, sem pressa e com todos os documentos corretos.

Existem duas formas de se entregar a declaração de imposto de renda. A declaração simplificada, na qual o contribuinte só declara sua fonte pagadora e eventualmente algum imóvel ou bem em seu nome.

Já a declaração completa, é possível descontar gastos com educação e médicos, para si e para os dependentes daquele contribuinte. Outra dedução que pode ser feita é com os pagamentos de empregados domésticos registrados, pela contribuição previdenciária patronal (INSS Patronal), que deve ser calculada sobre um salário mínimo.

Quais as vantagens de se declarar o imposto de renda cedo, não deixando para a última hora? Leia abaixo este artigo e descubra!

1- Resgatar documentos esquecidos a tempo

As declarações devem ser entregues até o dia 30 de abril, às 23h59. Quem não consegue entregar neste prazo, deve pagar multa de um por cento por mês de atraso. A multa é calculada sobre o valor do imposto de renda devido na declaração, a multa minima é de R$ 165,74 e no máximo 20% sobre o valor do imposto de renda devido na declaração.

Quando você preenche a declaração de imposto de renda cedo, é possível ganhar tempo para incluir documentos que possam estar faltando, como comprovantes que ajudam a pagar menos impostos ou a receber restituição. Os pedidos de reembolso médico e educacional devem ser acompanhados de mais informações sobre os fornecedores que emitiram as notas, e talvez precise de mais tempo para buscar estes dados ou as cópias corretas que serão aceitas pela Receita Federal sem risco de cair na malha fina.

2- Receber a restituição primeiro

O Imposto de Renda funciona da seguinte forma: quem entrega primeiro sua declaração de bens, recebe o retorno primeiro sobre eventuais erros. Claro que entregar cedo não é garantia que vá receber antes, pois isso depende da análise feita pela Receita sobre a vida financeira do contribuinte.

Os 7 lotes de restituição são entregues normalmente entre junho e dezembro, próximo ao dia 15 de cada mês. Idosos e pessoas com deficiência são beneficiados ao receber nos primeiros lotes e, depois, se obedece a ordem de entrega da declaração.

3- Organizar melhor as finanças pessoais

Caso você precise pagar algum tributo, entregar a declaração com antecedência ajuda no planejamento financeiro, pois você prevê os gastos com o imposto com uma certa antecedência. Alem disso, ao entregar a declaração de imposto de renda antes, é possível mandar uma declaração retificadora dentro do prazo, para corrigir problemas que você só identificou depois de mandar a declaração.

Quando vale a pena atrasar a entrega da declaração

Se você não possui dívidas e está certo de receber restituição do imposto de renda, pode ser vantajoso deixar a entrega da declaração para os últimos dias. Mensalmente, a restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic, que pode garantir um rendimento maior do que da poupança.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de entregar a declaração de imposto de renda antes, não espere até o dia 30 de abril para entregar a sua.

Qual é a sua experiência com o imposto de renda? Participe contando um pouco em nossos comentários!

 
Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.