Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
Entenda Qual A Importância Do Planejamento Tributário

Entenda qual a importância do planejamento tributário

Já é de conhecimento de todos que o ambiente fiscal brasileiro, além do grande número de impostos e das altas alíquotas, possui também um número crescente de obrigações acessórias que devem ser elaboradas e entregues pela contabilidade. Neste contexto, torna-se importante estar preparado para a correta observação de alíquotas de impostos, dos impostos que devem incidir sobre seu negócio, bem como da possível redução de impostos que pode ser feita dentro dos limites legais.

Quer entender qual é a importância do planejamento tributário e como ele poderá auxiliar a sua empresa? Confira o nosso artigo!

O que é planejamento tributário

O planejamento tributário pode ser entendido como o estudo das normas legais de um país, que tem como maior objetivo a diminuição do pagamento de tributos. No Brasil existem três tipos de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

O contribuinte tem o direito de escolher, de acordo com a atividade de seu negócio, a opção que permite pagar a menor carga tributária e isso é conhecido como elisão fiscal. O planejamento tributário é um processo bastante minucioso e complexo.

Ele evita a incidência do gerador do tributo, por meio de estudos e de alternativas que sofram uma menor tributação ou mesmo que não sejam tributadas. Visam também a redução do montante do tributo, como é muito comum no caso do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Retardando ao máximo o pagamento do tributo ou até mesmo compensando com possíveis créditos que a empresa possa obter.

Ações base

Algumas ações que podem ser tomadas com base em um bom planejamento tributário são: mudança do município ou estado da empresa para aproveitar um benefício fiscal concedido por governo ou prefeitura. Além da divisão da empresa e da criação de outro negócio para, com diferentes tipos de tributação, haver mais economia tributária ou ainda a correta observação de alíquotas que não estavam sendo bem aplicadas.

Elisão Fiscal versus Evasão fiscal

A elisão fiscal é um termo legal, utilizado para designar práticas permitidas para que os contribuintes paguem menos impostos. Dentro da elisão fiscal, é preciso fazer um estudo da empresa em questão e o tipo de tributação que será mais benéfico para ela, fazendo com que ela pague menos.

Geralmente, este tipo de análise e de prestação de assessoria é feito por escritórios de contabilidade ou por consultorias especializadas, que possuem funcionários com foco na questão da redução legal da carga tributária. Estes profissionais também podem ser especialistas em áreas complexas como apuração de ICMS ou IPI.

Já a evasão fiscal ou sonegação consiste na utilização de procedimentos ilegais, que prejudicarão, de forma deliberada, o fisco. Ou seja, consiste em um crime, já que o contribuinte optou por violar a legislação fiscal vigente.

A adoção das práticas de planejamento tributário traz inúmeras vantagens para uma empresa que ganha, não só neste aspecto, mas também em competitividade. Já que com impostos menores ela investirá o dinheiro em outras áreas ou praticará preços melhores no mercado.

Já pensou em implementar em seu negócio o planejamento tributário? Quer saber mais sobre este tópico? Deixe a sua pergunta para os nossos especialistas!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.