Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
Veja A Importância Da Gestão De Custos No Seu Negócio

Veja a importância da gestão de custos no seu negócio

Para que uma empresa seja bem sucedida, o empreendedor deve conhecer bem cada aspecto do seu negócio (principalmente no que diz respeito à gestão financeira). Quando ela é adequada e assertiva, permite que o gestor tome decisões sábias, que garantem bons resultados.

Qual é a importância da gestão de custos em um negócio e por que ela deve ser acompanhada? Saiba mais!

Como a gestão de custos pode ser realizada?

Para garantir uma boa gestão, deve-se contar com uma equipe preparada para analisar todos os aspectos financeiros da empresa e detalhá-los em planilhas, que permitem melhor avaliação e visualização dos dados. Ou seja, para um controle de custos mais assertivo, todas as operações devem ser registradas (entradas, saídas, prazos e precificação).

Além de posterior análise, contando com indicadores (como lucratividade e rentabilidade). Apesar de apresentarem resultados, uma boa gestão de custos influencia diretamente nesses índices.

O que avaliar?

Primeiramente, deve-se diferenciar o que são os custos fixos, dos custos variáveis. Os custos fixos são todos aqueles que fazem parte da rotina de uma empresa, tais como: pagamento de fornecedores, energia elétrica, água, aluguel e funcionários.

Já os custos variáveis são aqueles necessários para produzir ou comercializar seu produto e/ou serviço (comissão de vendedores e pagamento de impostos se encaixam nessa categoria). Categorizando esses custos, é possível apontar quais deles são desnecessários, quais podem e devem ser reduzidos e quais necessitam de um acompanhamento especial. Além disso, criar e estabelecer metas ajudam a controlar melhor cada um deles e reduzir os gastos totais.

Quais são os riscos de negligenciar as análises?

Quando as analises não são realizadas (ou não são feitas da maneira adequada) toda a gestão financeira da empresa fica comprometida. Por exemplo: quando não se conhece todos os custos de produção e/ou comercialização, é muito provável que a empresa não consiga precificar seus produtos de forma adequada. O que pode provocar queda nas vendas (devido ao alto valor da mercadoria) ou comprometer a lucratividade do negócio (visto que o preço não é capaz de cobrir os custos e garantir lucro para o negócio).

Ou seja, a falta de controles rigorosos e uma má gestão de custos pode comprometer seriamente a saúde financeira de uma empresa e até mesmo levar o negócio à falência depois de um tempo. Como podemos ver, a gestão de custos é fundamental para que uma empresa possa garantir bons resultados, os lucros do empreendedor, manter-se rentável e que continue operando por mais tempo.  Entretanto, tudo começa com o controle minucioso de cada gasto que a empresa tem, iniciando-se no simples ato de registrar todas as operações de entrada e saída da empresa.

O que achou do nosso artigo de hoje? Ficou claro como a gestão de custos é importante para o negócio e influencia na gestão financeira da empresa? Utilize os comentários e nos deixe saber quais são as suas opiniões e experiências a respeito do assunto. Participe!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.