Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
Qual A Importância De Manter A Gestão Administrativa Junto A Contabilidade

Qual a importância de manter a gestão administrativa junto a contabilidade

A sintonia entre a gestão administrativa e a contabilidade não pode mais ser vista como uma opção e, sim, como um diferencial no mundo dos negócios. Muitas empresas acabam com problemas justamente pela ineficiência da comunicação entre estes dois departamentos que, atualmente, devem ter suas informações compartilhadas para a própria continuidade do negócio.

Vamos entender qual a importância de manter a gestão administrativa junto à contabilidade? Leia o nosso artigo!

Informações contábeis

A contabilidade é responsável pela geração não só das demonstrações contábeis obrigatórias, mas também pela contabilização e apresentação de todos os dados que modificaram o patrimônio de uma empresa em um determinado período de tempo.

Em muitas empresas, o maior foco não é a utilização dos dados contábeis, já que o administrador acaba dedicando mais tempo a áreas como marketing ou a parte de vendas.

Entretanto, somente com as informações contábeis é que podem ser tomadas decisões estratégicas como investimentos, compra de máquinas, terceirização de mão de obra, entre outras.

Comunicação

É claro que, para que as informações contábeis sejam utilizadas, é preciso que elas sejam precisas e temporais, ou seja, que reflitam a realidade. Além disso, a empresa deve criar um canal de comunicação que permita ao departamento de contabilidade receber todas as informações que terão impacto nas demonstrações contábeis e que permite a ela repassar, da forma mais adequada possível, as informações necessárias para a gestão.

A clareza também se faz necessária neste ponto, uma vez que o departamento de contabilidade deverá apontar de forma clara todos os documentos e prazos que deverão ser obedecidos para a contabilização e a administração deve cumpri-los para o bom andamento de todas as atividades da organização.

A gestão, por sua vez, deverá especificar de quais relatórios precisa e junto à contabilidade deverá entender os números e como estão ocorrendo as modificações patrimoniais. É preciso que o gestor compreenda o que está acontecendo e possa traçar uma estratégia para a empresa.

Organização

Para que a contabilidade desempenhe seu papel de forma correta, é preciso que a administração tenha delineados alguns processos relativos à emissão e repasse dos documentos de recursos humanos, ou ainda de documentos de compras, vendas, pagamentos e recebimentos.

A maioria das empresas conta com o auxílio de softwares de gestão que já possuem integração entre todos os departamentos, porém, isso não desobriga o departamento administrativo a repassar de forma organizada e temporal todos os documentos gerados.

À contabilidade cabe imputar todos os dados no sistema, gerar os relatórios e obrigações acessórias, bem como a devida guarda dos documentos, que podem ser utilizados no futuro para respaldar alguma atividade da empresa.

Você notou que a sinergia entre a gestão administrativa e a contabilidade é uma questão de sobrevivência e deve ser utilizada como um diferencial estratégico atualmente?

Por mais que a contabilidade ainda tenha um papel bastante ligado à burocracia, já que precisa elaborar e apresentar demonstrações obrigatórias, além da geração e envio de informações relativas a impostos, ela é imprescindível para a tomada de decisão, já que seus dados revelam como está a empresa. Quanto maior a afinidade entre a gestão administrativa e a contabilidade, mais detalhado e robusto é o processo de tomada de decisão.

Ainda tem alguma dúvida sobre a necessidade de integração da gestão administrativa e da contabilidade? Deixe seus comentários!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.