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Abertura de empresas: saiba como planejar

Empreender é, para muitos, um golpe de sorte: você sente a necessidade de levar um propósito adiante por meio de uma empresa, visando aumentar as possibilidades de negócios. Para outros, um empreendimento nasce do planejamento, da concepção de uma grande ideia que deve, ao longo do tempo, ser sustentável e lucrativa. Em ambos os casos, chega o momento de formalizar e realizar a abertura de empresas.

Mas como dar os passos certos e não queimar etapas? Neste post vamos te mostrar tudo que você precisa saber para colocar a sua empresa no mercado sem sustos!

Planeje e registre a sua ideia

Antes de mais nada, pense nos objetivos de mercado e diferenciais da sua empresa e então coloque tudo no papel. Não apenas isso: crie também a visão, missão, valores, nicho de mercado, proposta de valor para os clientes, diferenciais, produtos e serviços ofertados… começando dessa forma, seu relacionamento com o seu cliente fica mais claro desde o início. Grandes chances de ele durar muito, muito tempo!

Analise o mercado

A análise de mercado é um processo indispensável na abertura de empresas, pois é ela que fornece os dados para o seu planejamento. Analise fatores macro e microeconômicos, seus concorrentes, o público-alvo, fornecedores e outros dados que podem impactar nos seus negócios, como órgãos governamentais, por exemplo. Pode parecer muita informação no início, mas os benefícios são enormes!

Faça um levantamento de custos

Este é um ponto essencial: quanto será necessário investir? Quais são os recursos necessários? Quanto de capital de giro você deverá ter para manter o negócio funcionando até que ele se torne sustentável?

Já comece a pensar nos custos fixos e variáveis, realizando projeções ao longo do tempo para saber até quando seu capital de giro durará e quando você chegará ao ponto de equilíbrio – que é aquele momento em que os ganhos da sua empresa cobrem todas as despesas, ou seja, sua empresa começa a gerar lucro.

Defina o seu público-alvo

Você está criando uma empresa para determinado segmento da sociedade, correto? Esse grupo seleto de pessoas, que chamamos de público-alvo, deve ser entendido com o máximo de profundidade para que você desenvolva produtos e serviços de qualidade, que sejam bem aceitos no mercado e tenham boas vendas.

Realize entrevistas, observe o comportamento dos consumidores e extraia dados e informações que sirvam de base para criar estratégias de marketing e publicidade efetivas, que atraiam as pessoas certas para o seu empreendimento. O produto certo, para a pessoa certa, na hora certa!

Construa a sua marca

Outro fator que você deve planejar na abertura de empresas é a construção da marca. Como você quer que sua marca fique conhecida? Que identidade visual você imagina para a sua empresa, no ambiente físico ou virtual? Quais as cores, que tipo de mensagem você deseja transmitir? Pense em qual posicionamento de mercado sua empresa adotará e construa sua mensagem para o público-alvo em torno dele!

Pode parecer muita coisa logo de início. Mas não se deixe levar pela ansiedade: seja organizado agora e economize o dinheiro que você teria que usar no futuro para reparar os seus próprios erros. Isso sem contar quanta informação preciosa você adquire antes mesmo de colocar a empresa pra funcionar, não é mesmo? 

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Agora que você já sabe o básico sobre o assunto, que tal baixar o nosso E-book Guia Prático Para Abertura de Empresa Ele é de fácil compreensão e traz todas as respostas que você precisa para botar a sua empresa funcionando!

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