Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
A Importância Da Contabilidade E Do Balanço.jpg.jpeg

A importância da contabilidade e do Balanço

Uma empresa – para se manter saudável – requer uma boa gestão, de sorte que todos os seus recursos sejam utilizados da melhor maneira possível. Nesse sentido, a contabilidade é uma grande aliada da gestão de alta eficiência, visto que ajudará a empresa a se manter segura e rentável, além de garantir a robustez para enfrentar diferentes situações. O balanço, por sua vez, é uma ferramenta importante da contabilidade, de modo que auxilia o gestor a entender o patrimônio em jogo.

Leia nosso artigo e descubra mais sobre a importância da contabilidade para a sua empresa e por que é essencial verificar sempre o seu balanço patrimonial!

Como o balanço é feito?

O Balanço Patrimonial de uma empresa é uma ferramenta gerencial que merece atenção, pois é de suma importância para tomadas de decisões e análise da saúde financeira da empresa. O Balanço é gerado após a contabilização de todas as operações de uma empresa, e é compostos por Ativo,  Passivo e Patrimônio Líquido.

O ativo são todos os bens e direitos da empresa e podem ser divididos em ativos circulantes e ativos de longo prazo. Os ativos circulantes são aqueles que possuem maior liquidez ou que rapidamente podem se transformar em capital, como o dinheiro em caixa, valores do estoque e as contas a receber. Os ativos imobilizados ou ativos não circulantes são aqueles que podem sofrer depreciação e que possuem menos liquidez. É o caso de bens e imóveis da empresa, terrenos e maquinário, assim como investimentos.

Já o passivo diz respeito as obrigações da empresa e podem ser circulantes ou de longo prazo. Os passivos circulantes são as contas a pagar a fornecedores, obrigações tributárias ou trabalhista. Já os passivos de longo prazo incluem os pagamentos de longo prazo, como empréstimos e financiamentos, obrigações de longo prazo e contas a pagar que se prolongam.

O Patrimônio Líquido é a diferença entre Ativo menos Passivo, essa diferença pode ser positiva ou negativa.

Com isso, o balanço patrimonial mostra qual a situação da empresa, se está saudável ou não, e se medidas precisam ser tomadas. Vale dizer que o patrimônio líquido constitui o investimento inicial dos sócios e os lucros obtidos e reinvestidos no negócio.

Qual é a importância da contabilidade e do balanço patrimonial?

Por fornecer resultados altamente relevantes para a gestão do negócio, a contabilidade e o balanço são indispensáveis em uma empresa. É importante, entretanto, contar com bons profissionais de contabilidade ou com uma empresa especializada no assunto para aproveitar os benefícios que incluem:

Maior apoio à tomada de decisão

Com uma contabilidade bem feita e com resultados do balanço o gestor possui um apoio muito maior para a sua tomada de decisão. Isso se deve ao fato de que muitos resultados aparentam ser positivos, mas quando são colocados sob análise contábil demonstram dificuldades na empresa e que precisam ser consideradas antes de tomar a decisão.

Regularidade quanto às obrigações

As obrigações fiscais de uma empresa no Brasil passam por diferentes níveis e exigências. Ao contar com uma boa contabilidade é possível manter total regularidade quanto a essas obrigações, obtendo melhores resultados e evitando, inclusive, problemas com a fiscalização.

Melhor planejamento estratégico

A contabilidade e o balanço também são amplamente benéficos para que a empresa possa ter um melhor planejamento estratégico. Baseando-se em resultados reais e relevantes, a empresa consegue planejar investimentos e ações organizacionais para poder crescer e se manter estável. Se a empresa nota que seu balanço está negativo, por exemplo, ela pode planejar ações para reverter o quadro antes que se encontre em uma situação mais difícil.

O balanço é uma ferramenta essencial da contabilidade, a qual precisa estar presente na vida de qualquer empresa que deseje crescer e se manter sempre bem posicionada no mercado. Isso se deve ao fato de que a contabilidade e o balanço ajudam a tomar decisões importantes, planejar o futuro da empresa e também a garantir a regularidade fiscal da organização. Para que os resultados realmente apareçam, entretanto, é indispensável contar com um bom contador ou empresa de contabilidade.

Para você, qual a importância da contabilidade na sua empresa? Compartilhe e conte sua experiência nos comentários!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.