Unidade Barueri / SP
Unidade Paulista / SP
08:30 às 17:30 faleconosco@inovecont.com.br
5 Beneficios De Um Contador Para Uma Pequena Empresa.jpeg

5 benefícios de um contador para uma pequena empresa

Contratar um bom serviço de contabilidade é fundamental para que a empresa tenha a garantia de que suas obrigações serão bem cumpridas. Entretanto, essa escolha também influencia em outros aspectos da gestão do negócio.

Quais os benefícios de um bom contator em empresas e como eles podem auxiliar os gestores a alcançarem maior eficiência? Continue acompanhando e saiba mais!

Possui conhecimentos específicos

Ainda que o empreendedor possua alguns conhecimentos importantes sobre como acompanhar e realizar a contabilidade de sua empresa, existem experiências e aprendizados que só o contador possui e que podem trazer benefícios para o negócio.

Esses conhecimentos podem ser utilizados para prestar uma consultoria, aconselhar sobre estratégia e melhores decisões e ajudar a aprimorar os resultados, por exemplo.

Ajuda a superar os desafios

São muitos os desafios que os gestores enfrentam ao gerenciar seu negócio – que envolve desde a parte burocrática, até a dificuldade em conseguir alcançar os objetivos traçados, por exemplo. Nesse sentido, o contador é o profissional capacitado para analisar cada aspecto em que o empreendedor enxerga como desafio e propor soluções que ajudam a superar cada um deles.

Fornece consultoria para ajudar a reduzir custos

Principalmente em épocas de crise, como a que estamos vivendo agora, é essencial buscar alternativas que auxiliem na redução de custos. Isso ajuda a garantir mais eficiência e preços mais competitivos no mercado – o que pode ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Um contador pode ajudar a apontar quais custos podem ser reduzidos sem que a qualidade seja comprometida ou sem que o empreendedor acabe driblando a legislação, por exemplo.

Auxilia na definição de novas estratégias

Existem certas situações em que o gestor se vê obrigado a rever o seu planejamento estratégico. Elas podem estar ligadas à alterações de mercado, entrada de novos concorrentes, realidade muito discrepante do planejamento, entre outras coisas.

Quando chega esse momento, contar com um bom profissional da contabilidade pode ser o diferencial na criação das novas estratégias e definição das metas revisadas. Além disso, o contador ainda pode contribuir para que decisões mais sábias – e que trazem vantagens para a empresa, como a redução de custos – sejam alcançadas mais facilmente.

Influencia no planejamento

Além das obrigações inerentes à contabilidade – normalmente ligadas à burocracia – um bom contador atua em conjunto com todas as áreas da empresa, auxiliando no planejamento e influenciando as decisões do empreendedor. Por exemplo: ele pode alertar o gestor a compreender quais níveis de estoque são mais adequados, evitando desperdícios; a fazer o planejamento tributário com foco em redução de custos, adotar medidas que evitam passivos trabalhistas, entre outra coisas.

Como podemos ver, a importância de um contador vai muito além de garantir o cumprimento da legislação vigente. Um bom profissional pode influenciar em decisões que auxiliam ainda mais a aprimorar os resultados e fazer com que a empresa alcance o sucesso.

Gostou desse nosso artigo de hoje? De que outra forma você acha que o contador pode auxiliar uma empresa, trazendo vantagens para o negócio? Não deixe de compartilhar suas opiniões e experiências conosco. Participe da conversa através dos comentários!

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.